Translate

domingo, 3 de março de 2013

Israel autorizou exploração de petróleo nos Monte Golã e arrisca condenações internacionais


Israel autorizou uma exploração petrolífera nos montes Golã arriscando-se a condenações internacionais, noticia o jornal israelita Yediot Aharonot.


Segundo o jornal, a licença de exploração foi atribuída à empresa israelo-americana Genie, presidida por um antigo ministro de extrema-direita, Effi Eitam, instalada nos Golã.
O jornal Globes, publicação de noticiário económico israelita, indica também que o magnata da comunicação social Rupert Murdoch é acionista da petrolífera e Dick Cheney, antigo vice-presidente dos Estados Unidos é conselheiro do projeto de exploração.
“Atribuir uma licença para exploração e perfuração de petróleo nos Golã pode provocar contestação internacional porque toda a área em questão é considerada território sírio ocupado”, escreve ainda o Globes.
De acordo com o Yediot, Israel interrompeu nos anos 1980 as explorações petrolíferas na zona ocupada.
O porta-voz do ministro da Energia do governo de Israel, contactado pela agência France Press mostrou-se indisponível para “comentar” as informações publicadas hoje.
Israel ocupou 1.200 quilómetros quadrados os Montes Golã em 1967 mas a anexação nunca foi reconhecida pela comunidade internacional.
Recentemente foi construída por Israel uma nova barreira ao longo da linha de cessar-fogo.

Fonte:http://noticias.pt.msn.com/israel-autorizou-explora%C3%A7%C3%A3o-de-petr%C3%B3leo-nos-monte-gol%C3%A3-e-arrisca-condena%C3%A7%C3%B5es-internacionais-2


Nenhum comentário:

Postar um comentário